domingo, maio 17, 2015

SOPEAM contra o Acordo Ortográfico.

(Foto recente - no El Corte Inglés-, do romance "O Refém" de Batazar de Matos Caeiro, de fino recorte literário e de acordo com a anterior ortografia)
 

A SOPEAM, na Assembleia Geral efectuada no dia 16 de Maio 2015, aprovou por maioria dos sócios presentes, um voto de repúdio do novo acordo ortográfico. A proposta aprovada tece alguns considerandos desfavoráveis à entrada recente legal em Portugal, ao invés do Brasil, Angola e Moçambique onde ainda não entrou em vigor. Sabemos que a língua portuguesa é muito rica e está muito difundida pelos vários Continentes. As línguas evoluem, quer na sua expressão oral quer na escrita, mas ao afastarem-se muito da sua etimologia, podem empobrecer-se ao simplificar-se demasiado e caminhar no facilitismo. A sua expressão gráfica não deverá ser imposta por Decretos governamentais aos que consideram que "a língua é a minha pátria", segundo Fernando Pessoa.







Assembleia Geral da Sopeam/ 16 Maio 2015

Decorreu no dia 16 de Maio 2015, às 10 horas, a A.G. Ordinária  da SOPEAM, anual, na Sede da Ordem dos Médicos. Por motivo de doença grave do Presidente da A.G. Dr. Carlos Cruz Oliveira, presidiu à mesma a Drª Ofélia Bomba. Foi manifestado um voto de recuperação de saúde ao Dr. Cruz Oliveira.
Foram apresentados aos sócios o relatórios e Parecer do Conselho Fiscal, cujo  foi no sentido de aprovação do Relatório de Contas. Foi salientado pela Tesoureira, Drª Leonor Duarte, a necessidade de os sócios transferirem os montantes das quotas, correctamente. Enalteceu a prestimosa colaboração da Drª Maria José Leal, que pelo seu dinamismo tem contribuído, através de congressos, fortalecer as finanças da SOPEAM. 
O Presidente da Direcção, Dr. Baltazar Caeiro, fez o relato das muitas realizações efectuadas no ano 2014, nomeadamente os Encontros Primavera e Outono no território nacional, com programas culturais de excelência, na maioria também de pretexto para Homenagem aos Escritores Médicos. Relatou que uma próxima realização, será em Condeixa, para homenagem ao nosso antigo Presidente e Fundador da SOPEM, o Dr. Fernando Namora, terra donde é natural.
Muitos associados editaram livros, de romance, ensaio e poesia, contribuindo para a elevação cultural de Portugal. Outros associados promoveram exposições de artes plásticas em Portugal e no estrangeiro, dilatando o nome da SOPEAM para além das nossas fronteiras.
Depois de a Assembleia discutir e aprovar os planos de actividades e contas, ainda se integrou na Ordem dos trabalhos, uma proposta de repúdio ao novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor há três dias (sem o Brasil, Angola e Moçambique), que após acesa discussão, pois aprovada pela maioria dos sócios presentes. Ficou de ser mandatado o Presidente da Direcção ou quem ele designar, para dar voz da nossa posição, sobre o assunto. A Presidente da Mesa deu por encerrada a Assembleia. Depois fez-se a Cerimónia de Homenagem ao Prof. Dr. Aureliano da Fonseca e a Cerimónia de divulgação e entrega dos Prémios Serpis e Diplomas de 2014.

Num gesto de salutar convívio, larga maioria dos sócios presentes, homenageado e premiados tiveram um Almoço no espaço da Galeria da Ordem dos Médicos, onde precisamente o homenageado Professor Aurelino da Fonseca expôs trabalhos fotográficos da sua autoria.
Um agradecimento especial, ao Dr. Pedro Miguéis, que detém o pelouro da Cultura e é Membro da Direcção da Secção Sul da Ordem e que  também representou o Senhor Bastonário da Ordem, Prof.Dr. José Manuel Silva.