Realizou-se o Encontro Primavera SOPEAM, em Lamego, nos dias 12, 13 e 14 Abril 2013. Com magnífica organização do nosso associado local, Dr. André Freire, tivemos três dias de intensa actividade cultural. Fomos recebidos na Biblioteca da Câmara Municipal pela Vereadora da Cultura e em geito de partilha, assistimos a Comunicações notáveis do Dr. Baltazar Caeiro, Dr. José Pessoa, Dr.ª Teresa Gomes Mota, DrªMaria José Leal, entre outros. A SOPEAM prestou homenagem aos Médicos Escritores e Artistas de Lamego, descerrando uma Placa alusiva na Biblioteca.
No dia seguinte dirigimo-nos para a Cidade de Peso da Régua, onde foi prestada homenagem aos Médicos Escritores João de Araújo Correia e Camilo de Araújo Correia. Foi descerrada Lápide alusiva, em Sessão na Biblioteca local, com a colaboração do Representante da Câmara, sr. Mário Mendes e o Dr. Baltazar Caeiro. Fizemos uma visita guiada ao Museu do Douro, onde se elucida informação à roda do ciclo de produção do famoso vinho do Porto. No período da tarde fomos visitar a Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, unidade de ensino de grande prestígeo na região.
Depois de um jantar livre, em Lamego, fomos recebidos e integrados numa Tertúlia Literária, em sala cedida pelo Hotel Lamego, com manifestações de grande afecto, alegria e consideração. Esta Tertúlia, de frequência mensal, foi dirigida pela professora, escritora, jornalista e radialista Aurora Simões de Matos, com sábia mestria , proporcionando uma Entrevista, em directo, ao nosso Presidente Baltazar Caeiro. Foram lidos poemas e textos literários por diversos participantes, locais e da Sopeam, com homenagem a Médicos escritores locais e com a presença literária de médicos consagrados às Artes e letras, como Abel Salazar, Miguel Torga, Júlio Dinis, Fernando Namora e Lobo Antunes, entre outros.
Ficamos com uma impressão agradável da dinâmica cultural dos intelectuais de Lamego, do grande nível das participações e do excelente convívio que nos proporcionaram.
Já no terceiro dia, domingo matinal, podemos assistir a comunicações de grande interesse.
Depois segui-se um almoço volante, no Hotel Lamego, onde podemos conviver e já partilhar as vivências dos dias anteriores. Uma palavra de especial apreço e gratidão ao noso sócio Dr.André Freire e família, por mais uma excelente organização do nosso Encontro Primavera de 2013.