segunda-feira, janeiro 31, 2011

Reunião Primavera SOPEAM 2011/ Programa Provisório

Com a colaboração do nosso colega Dr. António Trabulo, apresentamos o programa provisório:

REUNIÃO DA PRIMAVERA DA SOPEAM 2011


HOMENAGEM A BERNARDO SANTARENO

Palmela, 6 a 8 de Maio de 2011
PROGRAMA PROVISÓRIO

6ª feira, dia 6
22.00 – Abertura oficial, se possível com os Presidentes da SOPEAM e do
Distrito Médico de Setúbal.

22.15 – Palestra “ Bernardo Santareno” – o médico e o mar.
António Trabulo

22.40 – Palestra “Medicina a bordo dos navios antigos”
Joaquim Barradas



Sábado, dia 7
10.00 – Visita guiada ao Centro de Malariologia de Águas de Moura.

Palestra sobre “Malaria” (Dr. José Poças)

13.00 – Almoço
15.00 – Comunicações

Exposição de fotografia sobre temas marítimos.
20.00 – Jantar
22.00 – Comunicações.



Domingo, dia 8.
10.00 – Visita guiada ao centro histórico e ao Castelo de Palmela.
13.00 – Almoço.


PS. Agradecemos a todos os colegas que nos indiquem as suas comunicações, para inserção no programa definitivo. Estamos receptivos a mais sugestões. Podem  utilizar este blogue, deixando as suas mensagens.

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Maria Sameiro Barroso/ Poemas da noite incompleta* Edição escrituras, São Paulo, 2010, Brasil



Maria do Sameiro Barroso

A nossa colega Maria do Sameiro da SOPEAM, acaba de publicar um livro de Poemas no Brasil, julgo que é motivo de júbilo para a Lusofonia e para a nossa irmã SOBRAMES, assim como para os outros paises de lingua portuguesa reunidos na UMEAL


Um grande abraço Maria José Leal

terça-feira, janeiro 11, 2011

Reunião da Direcção/ 10 Janeiro 2011= Nova sócia: Drª Fátima Monteiro

A Direcção presidida pelo Dr. Baltazar Caeiro, reuniu em 10 de Janeiro 2011. Apresentou os votos de bom ano novo e delineou alguns eventos, particularmente o próximo Encontro da Primavera, a realizar em data a anunciar. Aguarda-se a recepção de obras artísticas e literárias para os prémios Celestino Alves e Marcelino Mesquita.
Foi aprovada em reunião de direcção, a admissão de nova sócia, a Drª Maria Fátima Barbosa Monteiro Leite. É especialista em Medicina Geral e Familiar no Hospital da Arrábida. Dedica-se às artes plásticas, particularmente Pintura. Iniciou o seu percurso em 2000, como discípula da Mestre Dagoberto Silva. Tem exposto individualmente e em exposições colectivas, nomeadamente na Arte Médica, em 2005. Utiliza o nome de Fátima Leite na pintura.

Próxima reunião: 7 de Fevereiro 2010