segunda-feira, maio 31, 2010

Mensagem do novo Presidente, Dr. Baltazar Matos Caeiro* Acto tomada posse


Tomada de posse como Presidente da SOPEAM biénio 2010-2011, em 29 de Maio 2010.


Ainda era Interno dos HCL quando publiquei o meu primeiro livro de contos. Estávamos em 1982. Então já publicava artigos de índole geral e de crítica às políticas de saúde em vários jornais e revistas. Foi, por essa altura, que entrei para a então denominada SOPEM (Soc. Port. Escr. Méd), presidida pelo Prof. Barahona Fernandes.
A partir daí, integrei sempre e até hoje, todas as Direcções que se seguiram e desde a década de 90 como Vice - Presidente.
A minha vida profissional (como cirurgião vascular), de empresário agrícola e de escritor nunca me permitiu aceitar a presidência, pelo que sempre declinei.
Porém, e embora a minha actividade se mantenha, as exigências actuais levaram-me a pensar que não podia fugir por mais tempo, já que apoiado numa equipa de “primeiríssima água”. Uma equipa empenhada, renovada na continuidade da Direcção anterior, a cujo Presidente cessante Dr. Luís Lourenço, quero felicitar pelo trabalho desenvolvido, pelo seu apego à Sociedade e desejar que continue a trabalhar connosco.

À equipa que incorporo um voto de louvor pelo trabalho desempenhado na Direcção cessante, que muito se deve à acutilância cirúrgica da Dra Maria José Leal, ao humor e poder organizativo do Dr. Cruz oliveira, à eficiente psique do Dr. Júlio Pêgo e à eficácia das Dras Maria das Dores Borges de Sousa e Maria Leonor Duarte - esta última acumulando a direcção do ACMP . Também um voto de boas vindas a um novo membro, à Dra Maria Leonor de Almeida (já premiada pela nossa Sociedade).

Dirigir uma Sociedade como a nossa é, à partida, como o nome indica, difícil, porque se trata no fundo de lidar com a classe médica, embora aqui mais humanizada pela vertente cultural, mas cronicamente sem tempo para despender alguma actividade em projectos fora da sua área profissional. Às vezes por mero comodismo.

Depois, somos uma Sociedade sem sede própria, o que dificulta aspectos logísticos e de secretariado, apesar do bom relacionamento que a Sociedade tem tido com as diferentes Direcções da OM, nos permitir ter aqui um espaço de reunião, com algum apoio logístico, mas deficiente secretariado. E aqui quero deixar uma nota de pesar pelo desaparecimento do nosso secretário Sr. Jaime de Azevedo que vinha já da sua constituição, com Dr. Mário Cardia. Imaginem pois o seu apego e conhecimento da causa. Mas ninguém é insubstituível.

Vivemos de pequenas cotizações anuais, que apesar de pequenas em comparação com outras congéneres, por vezes não são pagas. Não temos ajudas nem mecenatos. A cultura é muito bonita quando convém à visibilidade dos Governos, mas em geral é o elo mais fraco quando a sociedade é fraca.
Por tudo isto, é de louvar o que todas as Direcções, à sua maneira, tem feito pela SOPEAM, de modo a torná-la mais conhecida, mais pretendida, mais jovem e dinâmica, mais útil e mais social.
Daí que considere importante e à partida uma melhoria do nosso secretariado, para dar resposta cabal aos apelos dos sócios e aos aspectos burocráticos

Manter e activar o nosso “sítio” na Internet

Reactivar, na medida do possível, as tertúlias literárias na sede

Continuar as reuniões sazonais nos vários pontos do país, como pólo de união entre médicos escritores

Manter a organização alternada das Reuniões da UMEAL (este ano em Lisboa e a nosso cargo) ou a fazer-nos representar

Participar sempre que possível nas Reuniões da UMEM, por esse mundo fora.

Dinamizar os Concursos literários bienais alternados – Fialho de Almeida (ficção), Abel Salazar (ensaio); Marcelino Mesquita ( teatro), António Patrício ( poesia); Mário Botas (pintura), Celestino Gomes (escultura).

Só assim poderemos despertar interesse em novos sócios que queiram, com a sua experiência e dinamismo, colaborar mais activamente e inclusive, vir a constituir listas concorrentes para os corpos directivos em futuras eleições, sinónimo de vitalidade em qualquer Sociedade.
Assinalamos, no entanto, de bom augúrio, o número crescente de candidatos a sócios ( em idade também) o que demonstra o interesse pela Sociedade. Também é digno de registo o número crescente de obras concorrentes aos concursos literários ( 13 obras este ano), o que deixa transparecer que o bicho da escrita está activo na classe médica ( mais do que em qualquer outra) e que os autores dão importância aos prémios.

Quando em 87 - depois de inúmeras tentativas goradas junto de várias editoras com o meu primeiro ensaio olisipográfico “ Quiosques de Lisboa”- concorri ao prémio revelação Abel Salazar da SOPEM e ganhei, perante a minha surpresa, a sua publicação foi quase imediata, abrindo-se -me, a partir daí, com mais facilidade, as portas do mundo editorial ( 17 livros editados no circuito livreiro, entre ensaio histórico, crónica, contos, olisipografia, romance ficção e histórico, uma colecção de 14 títulos dedicada à Saúde Infantil , além de colaborador permanente da revista “ Lisboa Convention Bureau”).

Por isso os nossos júris têm sido escolhidos com critério de exigência, pautando as suas resoluções em sérios parâmetros de qualidade. Mas nem todos podem ganhar!

Vivemos, porém, mergulhados num país do “ faz de conta”. Fazendo minhas as palavras de um articulista, na última Feira do Livro de Lisboa, vários “escritores” autografavam os seus livros. Curiosamente nenhum deles era de facto um escritor. Seriam possivelmente autores de livros publicados, o que é diferente. Um assinava um livro com letras musicais; dois pertenciam a um grupo cómico, assinado um livro de piadas; outro era um político que autografava livros de campanha eleitoral; dois outros assinavam livros de auto-ajuda; um outro, o seu primeiro livro, de pensamentos sobre a sua própria vida. E até uma senhora arguida num processo judicial, ao declinar a sua profissão perante o juiz, intitulou-se escritora. Já várias copiaram o seu estilo que consiste em editar a suas controversas vidas num gravador de um escritor sombra profissional. É contra isto que temos de lutar!

Termino com o título de uma canção de Abril: “A vitória é difícil mas é nossa”! E acrescentaria parte de uma frase que um reizinho louco gritou, em desespero, atulhado em ferro nas areias do deserto: Sim, mas devagar! Só assim a SOPEAM pode chegar, consistentemente, mais longe.
Baltazar Caeiro

Prémios Serpis/SOPEAM (relativo ao ano 2009)

Como habitualmente, a SOPEAM , com a colaboração de Júris constituidos por personalidades do meio literário e artístico independentes, mas presididos por membros da Direcção, promoveu os Concursos Bienais, este ano de Ensaio, Ficção, Pintura e Fotografia, para além do Prémio Revelação.
Foram distinguidos, os seguintes sócios:
PRÉMIO “ABEL SALAZAR” ENSAIO,
Dr. Alfredo Ribeiro dos Santos
“HISTÓRIA DA LITERATURA DO PORTO”

Menção Honrosa
Prof. Doutor Armando Moreno
“MEDICINA E MITOS”



PRÉMIO “FIALHO DE ALMEIDA” FICÇÃO
Dr. António Trabulo
“RETORNADOS – O ADEUS À ÁFRICA”
Menção Honrosa Dr. Miguel Miranda
“O REI DO VOLFRÂMIO”


(Dr. António Trabulo)

PRÉMIO “MÁRIO BOTAS” PINTURA
Dra.Fernanda Torgal
Menção Honrosa
Dr. Júlio Pêgo

Dr. Paulo Viana, representando DrªFernanda Torgal)


PRÉMIO “SILVA ARAÚJO” FOTOGRAFIA
Dr. A. João Luis Queiroz Taborda
“PINTURAS”

Menção honrosa
Dr. José Carlos Sarmento
“PRAIA DA MINHA FANTASIA”

(Dr. João Taborda, à direita)

Nota: O Prémio Revelação não foi atribuído


A todos os concorrentes, um agradecimento da Direcção, ciente do grande labor literário e artístico desenvolvido.
Aos elementos dos Júris, igualmente o nosso obrigado pela prestimosa colaboração à SOPEAM.

SOPEAM* Sócios Honorários (A.G.em 29/5/2010)

De acordo com o Artigo 4º dos Estatutos da SOPEAM, são sócios honorários “Pessoas singulares ou colectivas que, por relevantes serviços prestados à Sociedade, a Assembleia Geral, por proposta da Direcção, considere dignas dessas distinções”.


Com base neste artigo, a Direcção propõe para sócios honorários:

DR. WALDÊNIO PORTO – Presidente da Academia Pernambucana de Letras e da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos pelo seu empenhamento na divulgação da SOPEAM e dos seus membros e na forma sublime com que vem fomentando um permanente estreitamento das relações entre a SOBRAMES e a SOPEAM, no seio da UMEAL e da Comunidade Lusófona, em especial do Pernambuco.

PROF. DOUTOR ARMANDO MORENO, que presidiu aos destinos da Associação de 1991 a 1993, pela sua constante dedicação à SOPEAM e, em especial, pelos trabalhos literários com que procurou tornar conhecidos os médicos escritores e artistas portugueses, nomeadamente através da enciclopédia “O Mundo Fascinante da Medicina”, obra ricamente ilustrada, em 12 volumes e sete vídeos e com perto de 3000 páginas.

DR. CARLOS VIEIRA REIS, que presidiu à Direcção da SOPEAM entre os anos de 1993 e 2004 pela sua dedicação à Sociedade e pelo prestígio que a ela emprestou, como Presidente da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos e, de uma forma muito especial, como Presidente da União Mundial de Escritores Médicos, nos vários congressos e através do site daquela organização, por ele criado.

PROF. CARLOS RIBEIRO, antigo Bastonário da Ordem dos Médicos, pela sua dedicação e empenhamento para que a Associação atingisse alto nível de prestígio.

DR. GERMANO DE SOUSA, também antigo bastonário da Ordem dos Médicos, que sempre correspondeu às solicitações da nossa associação e presidiu, dentro do que lhe era humanamente possível, às várias Sessões Solenes por esta levadas a cabo, bem como se empenhou no incremento do prestígio dos médicos e artistas, sendo o responsável pela valorização das bibliotecas da Associação e da Ordem.

DR. AMADO ELIAS TOMAZ, responsável da firma ”BEATRIZ GODINHO-ANÁLISES CLÍNICAS” de Leiria, que há vários anos vem financiado os troféus relativos aos prémios da SOPEAM.

A proposta foi aceite e aprovada por unanimidade e aclamação na Assembleia Geral da SOPEAM em 29.05.2010

Assembleia Geral da SOPEAM/29 Maio 2010

No dia 29 Maio 2010 realizou-se na Biblioteca da Ordem dos Médicos, em Lisboa, a Assembleia Geral da SOPEAM. Foi discutido e aprovado o Parecer do Conselho Fiscal, com voto de louvor à Direcção. A A.G., presidida pelo Dr. Matos Rodrigues, aprovou o Parecer e Relatório de Contas relativo ao ano transacto de 2009. Foram aprovadas como Sócios Honorários várias personalidades por relevantes serviços prestados à SOPEAM (ver notícia em destaque, neste blogue).
Procedeu-se à eleição da única Lista para os Corpos Gerentes para o biénio 2010/2012. Foi Aprovada pela maioria dos sócios presentes e um voto por correspondência, com uma abstenção.

Lista Eleita para o próximo biénio:
SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESCRITORES E ARTISTAS MEDICOS
ASSEMBLEIA GERAL

Presidente Fernando Matos Rodrigues
Vice-Presidente Maria Ofélia Bomba
Secretário Maria Manuel Açafrão
Secretário Cláudia Margarida Crespo da Cruz



CONSELHO FISCAL

Presidente Henrique Correia Pinto
Vogal Luisa Quintela
Vogal André Luís Castilho Freire



DIRECÇÃO

Presidente: Baltazar Matos Caeiro
Vice-Presidente: Maria José Leal
Secretário Geral: Júlio Pêgo
Secretário Adjunto: Carlos Cruz Oliveira
Tesoureiro: Leonor Duarte
Vogal: Maria das Dores Borges de Sousa
Vogal: Maria Leonor Duarte de Almeida

quarta-feira, maio 05, 2010

Última Reunião da Direcção/3 Maio 2010

Como habitualmente, a Direcção presidida pelo Dr. Luís Lourenço, reune mensalmente nas instalações da Ordem dos Médicos. Estamos já em final de mandato. A próxima Assembleia Geral será em 29 Maio 2010, para prestarmos contas aos associados, atribuirmos prémios e procedermos a novas eleições.
Nesta última reunião,foi aprovada a candidatura a sócia da Drª Maria Teresa Sarmento Gomes Mota, autora de três obras :
" Do outro lado da bata", "Emagrecer.Eu consigo" e da "Alma de Isabel- de Aragão ao Chiado". Este último livro foi recentemente lançado em 12 Abril 2010 no Jardim Inverno do Teatro S.Luiz. A Drª Teresa Gomes Mota exerce funções na Fundação Portuguesa de Cardiologia. A SOPEAM vê com satisfação aumentar o seu número de sócios, esperando que todos dinamizem e promovam novas iniciativas e actividades culturais.