segunda-feira, maio 25, 2009

OBRA PÓSTUMA DE TABORDA DE VASCONCELOS

NO DIA 2 DE JUNHO, PELAS 21 HORAS, VAI SER LANÇADA NA ORDEM DOS MÉDICOS DO PORTO (À ARCA DE ÁGUA) A OBRA PÓSTUMA DE TABORDA DE VASCONCELOS: ALMERINDO LESSA, ASPECTOS DA SUA VIDA E OBRA, A CARGO DA EDITORA "CAIXOTIM EDIÇÕES".
O LIVRO SERÁ APRESENTADO PELO PROF. DOUTOR ARMANDO MORENO, QUE TAMBÉM O PREFACIOU.

O DR AUGUSTO TABORDA DE VASCONCELOS, RECENTEMENTE FALECIDO FOI, COMO MUITOS SABEM, FUNDADOR DA SOPEM,DEPOIS SOPEAM, COM O PROFESSOR BARAHONA FERNANDES E OS DRS. FERNANDO NAMORA, MÁRIO AUGUSTO CARDIA PIRES, ALEXANDRE ALBERTO SARMENTO, JOSÉ LOPES DIAS JÚNIOR, JOAQUIM PACHECO NEVES E JOAQUIM SEABRA DINIS.

sábado, maio 23, 2009

ASSEMBLEIA GERAL E SESSÃO SOLENE DA SOPEAM

Tal como foi anunciado, decorreram no dia 16 de Maio a ASSEMBLEIA GERAL E A SESSÃO SOLENE da SOPEAM, esta para divulgação e entrega dos Prémios de Poesia, Teatro e Escultura e homenagem a re FERNANDO NAMORA, com uma interessante conferência proferida pelo DR. JOÃO MARIA NABAIS.
A escolha de Fernando Namora para homenageado deste ano, deveu-se, não só ao facto de ter sido um dos ilustre fundadores da SOPEM, depois SOPEAM, mas por decorrerem, este ano, o 10º aniversário da sua morte e o 90º aniversário do seu nascimento.

Os premiados deste ano foram os seguintes:
PRÉMIO DE POESIA “ANTÓNIO PATRÍCIO”: Dra. Maria do Sameiro Barroso, pela obra “ As Vindimas da Noite”
Menção Honrosa do Prémio ANTÓNIO PATRÍCIO”: José Dias Egipto, pseudónimo do Dr. José Carlos Pacheco Palha, pela obra poética “Transmigrações”
PRÉMIO DE TEATRO “MARCELINO MESQUITA”: Prof. Doutor Armando Moreno, pela peça “Amato Lusitano”
PRÉMIO DE ESCULTURA “ CELESTINO GOMES”: Dr. António Fortuna Martins.

JOÃO NABAIS E VIEIRA REIS NO INSTITUTO RICARDO JORGE

Os nossos colegas DRS. JOÃO MARIA NABAIS e CARLOS VIEIRA REIS, membros da SOPEAM, irão proferir conferências no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, no dia 25 de Maio de 2009, respectivamente às 18 e 16:30 horas.
NABAIS falará sobre: "DO HUMANISMO NA MEDICINA: A FIGURA DE AMATO LUSITANO SEGUNDO RICARDO JORGE", enquanto VIEIRA REIS abordará o tema "RICARDO JORGE,MÉDICO ESCRITOR".

ENCONTRO DE PRIMAVERA EM VIANA DO CASTELO

Realizaram-se, em Viana do Castelo, de 30 de Abril a 2 de Maio, as Jornadas de Primavera da SOPEAM, (Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos), cujo brilho excedeu todas as expectativas.
A circunstância do certame estar a cargo da colega Dra. Luísa Quintela que já, em 2004, tomara a seu cargo a realização do 48º Congresso da UMEM (União Mundial de Escritores Médicos) era, só por si, uma garantia de êxito.
A intervenção de vários associados com trabalhos literários foi abrilhantada com trabalhos de cariz científico, graças à intervenção de vários colegas do ramo da Psiquiatria, que enriqueceram, de forma agradável, os nossos conhecimentos.
Fértil em surpresas, as jornadas tiveram outras componentes, nomeadamente lúdica, gastronómica e poética, não faltando passeios pela cidade, que deram aos forasteiros a oportunidade de conhecer as belezas naturais, artísticas e arquitectónicas de um dos recantos mais aprazíveis do país.
De referir o empenhamento e a lhaneza da Câmara Municipal, que não só concorreu para o elevado nível do encontro, como nos honrou com a presença do seu Presidente na Cerimónia de Abertura, Senhor Dr. Defensor Oliveira Moura, também ele médico.
Também a Universidade do Alto Minho, a Ordem dos Médicos de Viana do Castelo e algumas estruturas locais acrescentaram significativa mais valia ao acontecimento.
Fica-nos também na memória, como um dos pontos altos do encontro, a representação teatral de “O Incorruptível”, pelo que tem de inédito e de artístico e a quem a Sociedade ficou grata.
O encerramento foi mais uma agradável surpresa, com a exibição de quatro equipas de futebol, duas masculinas e duas femininas, sob a égide da onda P, capitaneada pelo colega Dr. Dourado, também ele sócio da SOPEAM.
Quem não sabia ainda do que é capaz este nosso companheiro em entusiasmo, poder mobilizador e arte futebolística, (nós já o conhecíamos bem), passou a sabê-lo.
Ficou-nos ainda uma certeza. A de que, se Deus se lembrasse de acabar com todas as enfermidades deste Mundo, as colegas que no campo actuaram com tanto entusiasmo, tanta alegria, tanta disciplina e com tamanha garra, não ficariam no desemprego!...
Como Presidente da Direcção da SOPEAM, aproveito para agradecer à Organização e a todos os que contribuíram com a sua dedicação, o seu trabalho, o seu entusiasmo e o seu sacrifício, para que o nosso encontro se revestisse de tamanho êxito.
Luís Lourenço

APELO AOS COLEGAS ESCRITORES E ARTISTAS

Apelamos aos colegas que escrevem, em literatura, ensaio, poesia e teatro ou ou que pratiquem outras actividades artísticas, para que adiram à SOPEAM e, por extensão, à UMEAL ( União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos.
Para tal, basta que nos contactem para SOPEAM, ORDEM DOS MÉDICOS, Avenida Almirante Gago Coutinho, 151 1749-084 Lisboa e nos enviem, para apreciação, obra ou obras publicadas ou prontas para publicação e fotografias de Obras de Arte e, se possível, um pequeno currículo.
DE volta, enviaremos uma proposta para ser preenchida.
Contamos com os estimados colegas, para engrossarem a SOPEAM!

terça-feira, maio 05, 2009

RECTIFICAÇÃO DE MÊS

RECTIFICAÇÃO:
NA CONVOCATÓRIA PARA A ASSEMBLEIA GERAL DA SOPEAM DE 2009 CONSTA A PALAVRA MARÇO, EM VEZ DE MAIO.
PEDIMOS DESCULPA PELO OCORRIDO, QUE PROCURAMOS RESSALVAR DESTE MODO POR NÃO HAVER JÁ TEMPO PARA PROCEDER A RECTIFICAÇÃO DE OUTRA MANEIRA.