N. 38 – ABRIL DE 2008
CASAMENTO DE SUCESSO
Chegou-nos há semanas um convite para dois Congressos em Viana do Castelo, presididos pela nossa colega e consócia Luísa Quintela, cuja capacidade organizativa era por nós sobejamente conhecida, de quando do Congresso da UMEM, naquela cidade.

Os eventos tinham, por título: “2º Congresso de Psiquiatria e Saúde Mental de Viana do Castelo” e “1º Congresso de Literatura Infanto Juvenil e outros saberes”. E logo, em jeito de subtítulo, “Dos contos de fadas à representação do real”
Ora, desde logo nos apercebemos que os dois congressos ocorreriam em simultâneo e no mesmo espaço, só não sabíamos como seriam articulados, o que nos intrigou. Parecia um mistério, e lá fomos a desvendá-lo.
O certame, no qual participaram “em palco” mais de meia centena de figurantes (o termo conferencistas é redutor), manteve-nos, horas a fio, de olhar fixo na mesa e nas figuras vindas do projector, sem enfado, bocejos disfarçados ou martírio de pálpebras.
Os assuntos dos dois congressos estavam de tal jeito encadeados e tão pertinentes e suculentos eram que a qualquer género de assistência despertariam interesse.
Afinal havia uma infinidade de pontos de contacto, de entrosamento, entre os dois tipos de matéria em causa e a sua conjugação acabou por redundar num casamento perfeito. Parabéns, Luísa Quintela! Parabéns, Viana!…
Luís Lourenço, Presidente da Direcção da SOPEAM
NOTÍCIAS PELA SECRETÁRIA-GERAL DRA. MARIA DAS DORES BORGES DE SOUSA
.
NOVAS INSTALAÇÕES DA SOPEAM
Por cortesia da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, a SOPEAM passou a poder dispor de instalações mais confortáveis e condignas, para as reuniões de Direcção, no edifício anexo à Sede, desde o início do mês em curso.
No entanto, poderemos continuar a contar com a Biblioteca e com o espaço destinado a exposições, do antigo edifício, como as condições em que vínhamos deles usufruindo.
DR. DIAMANTINO BALTAZAR
Irá apresentar, na ORDEM DOS MÉDICOS, a 29 de Abril, às 19 horas, o seu último livro “DO CAMPO DE SANTANA À AMÉRICA”.
DR. MIGUEL MIRANDA
Irá lançar, a 17 de Abril, pelas 18, 30 horas, na FNAC Colombo, o seu livro “ O REI DO VOLFRÂMIO”, cuja apresentação está a cargo de Rui Araújo.
DR: PINTO SERRA
Irá apresentar, no AUDITÓRIO DA CASA DE GOA, Baluarte do Livramento, Calçada do Livramento, 17, perto do Palácio das Necessidades, a 20 de Abril (Domingo), pelas 16 horas, o livro intitulado “O OUTRO MUNDO EM NÓS”, com um programa cultural e beberete.
DR. FERNANDO CHIOTTI
Irá lançar o seu novo romance "GOSTARIA DE MORRER NAQUELA NOITE" , em cerimónia na Ordem dos Médicos, no dia 7 de Maio, pelas 21 horas, obra que será apresentada pelo Dr. Carlos Vieira Reis.
DRA. MARIANA BETTENCOURT
Ofereceu à Biblioteca da SOPEAM o seu romance histórico “ AS BEZERRAS DE ABEL – A Ameaça de Varíola durante o cerco do Porto, 1832-33” oferta que agradecemos.
DRA: MARIA BRITES DOS SANTOS PATRÍCIO
Recebemos igualmente para a nossa Biblioteca os seus três livros “MEMÓRIAS” “VIVÊNCIA CURRICULAR PELA LUTA CONTRA O CANCRO” e “ANOTAÇÔES DE VIAGENS”.
MAIL DA SOPEAM
Congratulamo-nos com a procura por parte dos sócios do nosso “Blog” bem como com o recurso à nossa “Mala”.
Relembramos que o acesso ao Blog poderá ser feito através do “Sítio”
http://www.sopeam.pt/ , socorrendo-nos depois da respectiva ligação (link); e que o endereço da mala é
sopeam@sopeam.pt.
TERTÚLIAS DAS PRIMEIRAS SEGUNDAS-FEIRAS DE CADA MÊS
Estão reunidas as condições para retomarmos já no próximo dia 5 de Maio, às 18,30 horas as nossas tertúlias, a realizar no Bar da Ordem dos Médicos.
ALMOÇOS DAS PRIMEIRAS QUARTAS-FEIRAS DE CADA MÊS
Logo que as condições do restaurante da ordem o permitam, retomaremos os nossos almoços.
Daremos notícias na próxima oportunidade.
ANIVERSÁRIOS ANIVERSÁRIOS
FIZERAM OU FARÃO ANOS
01-01 - Dr. Luís Miguel Nogueira Rosa Dias e Dr. Ângelo Vieira Araújo.
04-01- Dr. Duarte Bento
05-01- Dr. Baltazar Matos Caeiro.
07-01- Dr João de Deus Anselmo
12-01- Dr. Artur Bandeira Figueiredo.
14-01- Dr. António Barbedo de Oliveira.
16-01 - Drs. Vasco Rui Trancoso, Mário Rui dos Santos Ferreira, Dimas Costa Lopes e Doutoras Maria Lucília Cardoso Mello e Mª José Vidigal Amaro Monteiro
17-01 - Dra. Maria Manuela Mendonça.
19-01- Dr. Carlos Vieira Reis.
29.01 - Dra. Maria Isabel Barata e Dra.
Maria Ofélia Borges.
01.02 – Dr. Jorge dos S. Cabral Araújo.
02.02 – Dra. Leonor Duarte.
03.02 – Dr. Fernando M. D. Saraiva.
06.02 – Dr. Jaime dos Santos Pinto.
08.02 – Dra. Ângela Maria R. Piedade.
13.02 – Dr. Alberto Freire Agualusa.
15.02- Dra. Mª José Leal B. da Costa
e Dr. José António P. C. Ferreira.
20.02 – Dra. Maria Adelina de B. Brito
e Dra. Maria Manuela de Lima Pequito.
21.02 – Dr. Luís Gonçalves Ribeiro.
27.02- Dr. António Coutinho de Miranda.
28.02 - Dr. Eduardo Pereira Marques,
Dr. Filipe Xavier Acciaioli Homem de Gouveia e Dr. Mário A. de O. Salgueiro
29.02 – Dr. Alberto Araújo Lopes.
02.03 – Dr. Rui de Araújo G. Brito
06.03 – Dr. Aloísio Loureiro
07.03 – Luís da Silveira Botelho
18.03 – Drs. Carlos Bandeira Duarte e
António Maria Vieira Pires
21.03 – Dr. José Carlos P. Palha
23.03 – Drs. António Lourenço Marques
e José Pimenta Sampaio
24.03 – Dra. Maria Manuel Açafrão
25.03– Dr. Augusto T. de Vasconcelos.
30.03 – Dr. Luís E. F. Lourenço
03.04 – Dr. Ant. Acácio N. da Silva
05.04 – Dr. Jorge A. Correia
07-04 – Dr. Cândido Ferreira
12.04 – Dr. José Lopes Fernandes
15.04 – Dra. Maria das D. B. de Sousa
17.04 – Dr. Fernando de M. Rodrigues e Dra.
M. Amália de Q. Guedes
19.04 – Dr. Mário Ferreira dos Santos
21.04 – Dr. Dimas de Figueiredo P. da Rocha
22.04 – Dra. Helena Maria Machado Pereira
26.04 – Dra. Anabela Maria Mira Santiago
29.04 – Dr. Luciano José C. Marmelada
HOMENAGEM

A Sopeam irá homenagear, na próxima Assembleia Geral o colega Dr. José reis Júnior, que no presente ano completou 100 anos, tendo em conta a sua figura humana e a sua colaboração para a divulgação da Classe Médica e, também da SOPEAM, através do “Notícias Médicas”.
AGRADECIMENTO
Ao terminar mais um mandato cumpre-nos agradecer a quantos contribuíram com a sua compreensão, participação nos eventos e com a sua ajuda para que a nossa missão fosse facilitada.
Devemos uma palavra muito especial ao Exmo. Sr. Bastonário e à Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, na pessoa da sua Presidente, Sra. Dra. Isabel Caixeiro e a quantos na ordem trabalham, cuja afabilidade nos têm permitido sentirmo-nos em nossa ca

sa.