BOLETIM DA SOPEAM Nº 37 - MARÇO DE 2008
.
Se outros motivos não houvesse, mas há muitos e maiores, bastaria, para justificar a existência desta associação o que nós, elementos da SOPEAM, vivemos, vimos e ouvimos, nas nossas deambulações - congressos e encontros - ao longo de várias décadas. Através destes, conhecemos colegas e fizemos amigos no país e no mundo, valores que doutro jeito jamais conseguiríamos. Juntámos, ao palmarés do nosso enriquecedor relacionamento humano, espanhóis, franceses, húngaros, suíços, gregos, brasileiros e outros sul-americanos, italianos, belgas, cabo-verdianos, alemães, checos, romenos e gente de várias outras nacionalidades. Relacionámo-nos com escritores ilustres, admirámos paisagens fabulosas que se explanaram, graciosamente, diante dos nossos olhos e convivemos com gente sábia, cuja elevada craveira intelectual ombreia, quase sempre, com desmedida humildade.
Graças à SOPEAM, e à UMEAL e UMEM, onde aquela se integra, visitámos países como a Espanha, o Brasil, a Alemanha, a Áustria, a Roménia, a Itália, a Hungria, a República Checa, a Suiça etc.; cidades como Pompeia, Belo Horizonte, Isérnia, S. Paulo, Praga, Salvador da Baía, Bucareste, Recife, Viana do Castelo, Ouro Preto (a cidade mais portuguesa do Brasil), Viena de Áustria, Porto, Rio de Janeiro, Leiria, Budapeste, Sesimbra, etc.; locais idílicos como Sierre, nos píncaros da Suiça, as cataratas de Iguaçú, junto à fronteira de três países sul-americanos, as Serras de Aire e Candeeiros, com as pegadas dos dinossauros e as suas aldeias típicas; castelos medievos, monumentos antigos e catedrais, o famoso Pantanal e muitas cidades e lugares maravilhosos da Europa e da América, que escrevemos no livro de ouro das melhores recordações.
Em termos humanos e culturais demos e recebemos.
Vem isto a propósito do nosso próximo ENCONTRO DE PRIMAVERA, que não poderemos perder, encontro que terá o seu epicentro em Santarém e cuja organização está a cargo do Dr. Carlos Vieira Reis.
Luís Lourenço, Presidente da Direcção da SOPEAM
NOTÍCIAS PELA SECRETÁRIA GERAL DRA. MARIA DAS DORES BORGES DE SOUSA
Reunião da Primavera:
Vai ter lugar, na região de Santarém, o próximo Encontro da Primavera.
Aqui deixamos o programa, tal como nos foi enviado pelo organizador.
“De 18 a 20 de Abril, vai realizar-se a Reunião da Primavera SOPEAM 2008, na cidade de Santarém, cidade natal do nosso colega António Martinho do Rosário que usava o pseudónimo literário de Bernardo Santareno.
A reunião terá lugar no Santarém Hotel, um 4 estrelas, com estacionamento próprio, health club e piscina coberta aquecida.
O programa será o seguinte:
Dia 18 – Check-in a partir das 12.00 horas
19.30 – jantar no hotel
21.30 – Espectáculo de teatro oferecido pela Câmara Municipal de Santarém, a cargo do “Veto Teatro Oficina”, com a narrativa dramática “Bernardo Santareno … nos túneis da liberdade”, em duas partes. Este espectáculo foi organizado só para nós e vai ser feito convite aos médicos de Santarém para a sala ficar composta…
Dia 19 - 09.30 – Visita ao Centro Histórico
11.30 – Visita à Biblioteca Municipal Braancamp Freire, onde cada um deverá oferecer um livro de sua autoria. Leitura de poemas.
13.30 – Almoço oferecido pela Câmara (ainda não confirmado).
15.00 – Passeio em transporte fornecido pela Câmara. Em fase de montagem, com ida ao castelo de Alcanede, museu do caminho de ferro onde se poderão ver as carruagens reais e museu José Relvas em Alpiarça. (ainda provisório).
18.30 – Chegada ao Hotel.
20.00 – Jantar no Hotel.
21.30 – Início da sessão de trabalho e confraternização.
Dia 20 - Pequeno almoço e bye bye que se faz tarde (admite-se surpresa)
Custos: Quarto duplo 75,00 €
Quarto single 65.00 €
Jantar 15,00 € (pessoa)
Os quartos devem ser já reservados pelos participantes, contactando o hotel pelo telefone 243 309 500, pelo fax 243 309 509, com a indicação de pertencerem ao grupo da SOPEAM.
Este programa é ainda provisório e pode sofrer arranjos para melhor.”
3º ENCONTRO DE POESIA NO HOSPITAL DE SANTA MARTA
Vai ter lugar, no Hospital de Santa Marta, o 3º encontro de poesia. Juntamos a notícia que, a tal respeito, nos enviou o colega Luís Rosa Dias:
“Venho por este meio solicitar e promover um pedido de colaboração dos Sócios da SOPEAM para participarem no próximo 3º encontro de poesia no Hospital de Santa Marta, tal como já foi feito nos anteriores encontros.
Cada colega poeta só poderá colaborar com uma única poesia e que a mesma não exceda o espaço de uma folha A4. O tema é livre. O envio da mesma será para o seguinte endereço: Dr. Luis Rosa Dias - Avenida Infante Santo, 25- 7º dtoº - 1350- 177- Lisboa e o prazo será até ao final de Abril.
O 3º Encontro de Poesia será no dia 28 de Maio de 2008, no Museu Mac Bride, nos claustros do Hospital de Santa Marta e será organizado como é hábito pela liga dos Amigos do Hospital de Santa Marta, que por sua vez, também, solicitará a colaboração dos poetas do Hospital.
Agradecendo desde já a vossa colaboração
Subscrevo-mo com os melhores cumprimentos, atentamente,
Luis Miguel Rosa Dias
Presidente da Assembleia Geral da Liga dos Amigos do Hospital de Santa Marta.”
2º CONGRESSO DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL DE VIANA DO CASTELO E 1º CONGRESSO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL.
Vão realizar-se, em Viana do Castelo, de 10 a 12 de Abril, os encontros em epígrafe, cujos programas e modo de inscrição poderão ser procurados através de www.sopeam.pt , “clicando” de seguida em “links” e, depois em “blog”.
A presidente do Congresso de Psiquiatria e Saúde Mental é a nossa colega Dra. Luísa Quintela.
NOVAS INSTALAÇÕES DA SEDE DA SOPEAM:
Foram atribuídas à SOPEAM, pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, novas instalações para a nossa sede, as quais têm um agradável ambiente e uma maior privacidade.
Estão localizadas no edifício, anexo ao da Sede, recentemente adquirido.
Entretanto, a correspondência pode continuar a ser enviada para o costumado endereço. As Sessões Solenes, bem como as actividades culturais continuarão, por gentileza da Direcção da Secção Regional do Sul, a ter lugar nos locais onde vinham ocorrendo.
ASSEMBLEIA GERAL DA SOPEAM:
Vai realizar-se, no dia 10 de Maio, a Assembleia Geral da SOPEAM, na qual irão ser eleitos os Corpos Directivos para o Biénio 2008-2009.
Seguir-se-á uma Sessão Solene onde serão divulgados os prémios:
Literários – Fialho de Almeida Ficção
– Abel Salazar – Ensaio
Revelação – Ficção e Ensaio
Artísticos – Pintura : Prémio Mário Botas
Revelação.

Se outros motivos não houvesse, mas há muitos e maiores, bastaria, para justificar a existência desta associação o que nós, elementos da SOPEAM, vivemos, vimos e ouvimos, nas nossas deambulações - congressos e encontros - ao longo de várias décadas. Através destes, conhecemos colegas e fizemos amigos no país e no mundo, valores que doutro jeito jamais conseguiríamos. Juntámos, ao palmarés do nosso enriquecedor relacionamento humano, espanhóis, franceses, húngaros, suíços, gregos, brasileiros e outros sul-americanos, italianos, belgas, cabo-verdianos, alemães, checos, romenos e gente de várias outras nacionalidades. Relacionámo-nos com escritores ilustres, admirámos paisagens fabulosas que se explanaram, graciosamente, diante dos nossos olhos e convivemos com gente sábia, cuja elevada craveira intelectual ombreia, quase sempre, com desmedida humildade.
Graças à SOPEAM, e à UMEAL e UMEM, onde aquela se integra, visitámos países como a Espanha, o Brasil, a Alemanha, a Áustria, a Roménia, a Itália, a Hungria, a República Checa, a Suiça etc.; cidades como Pompeia, Belo Horizonte, Isérnia, S. Paulo, Praga, Salvador da Baía, Bucareste, Recife, Viana do Castelo, Ouro Preto (a cidade mais portuguesa do Brasil), Viena de Áustria, Porto, Rio de Janeiro, Leiria, Budapeste, Sesimbra, etc.; locais idílicos como Sierre, nos píncaros da Suiça, as cataratas de Iguaçú, junto à fronteira de três países sul-americanos, as Serras de Aire e Candeeiros, com as pegadas dos dinossauros e as suas aldeias típicas; castelos medievos, monumentos antigos e catedrais, o famoso Pantanal e muitas cidades e lugares maravilhosos da Europa e da América, que escrevemos no livro de ouro das melhores recordações.
Em termos humanos e culturais demos e recebemos.
Vem isto a propósito do nosso próximo ENCONTRO DE PRIMAVERA, que não poderemos perder, encontro que terá o seu epicentro em Santarém e cuja organização está a cargo do Dr. Carlos Vieira Reis.
Luís Lourenço, Presidente da Direcção da SOPEAM
NOTÍCIAS PELA SECRETÁRIA GERAL DRA. MARIA DAS DORES BORGES DE SOUSA
Reunião da Primavera:
Vai ter lugar, na região de Santarém, o próximo Encontro da Primavera.
Aqui deixamos o programa, tal como nos foi enviado pelo organizador.
“De 18 a 20 de Abril, vai realizar-se a Reunião da Primavera SOPEAM 2008, na cidade de Santarém, cidade natal do nosso colega António Martinho do Rosário que usava o pseudónimo literário de Bernardo Santareno.
A reunião terá lugar no Santarém Hotel, um 4 estrelas, com estacionamento próprio, health club e piscina coberta aquecida.
O programa será o seguinte:
Dia 18 – Check-in a partir das 12.00 horas
19.30 – jantar no hotel
21.30 – Espectáculo de teatro oferecido pela Câmara Municipal de Santarém, a cargo do “Veto Teatro Oficina”, com a narrativa dramática “Bernardo Santareno … nos túneis da liberdade”, em duas partes. Este espectáculo foi organizado só para nós e vai ser feito convite aos médicos de Santarém para a sala ficar composta…
Dia 19 - 09.30 – Visita ao Centro Histórico
11.30 – Visita à Biblioteca Municipal Braancamp Freire, onde cada um deverá oferecer um livro de sua autoria. Leitura de poemas.
13.30 – Almoço oferecido pela Câmara (ainda não confirmado).
15.00 – Passeio em transporte fornecido pela Câmara. Em fase de montagem, com ida ao castelo de Alcanede, museu do caminho de ferro onde se poderão ver as carruagens reais e museu José Relvas em Alpiarça. (ainda provisório).
18.30 – Chegada ao Hotel.
20.00 – Jantar no Hotel.
21.30 – Início da sessão de trabalho e confraternização.
Dia 20 - Pequeno almoço e bye bye que se faz tarde (admite-se surpresa)
Custos: Quarto duplo 75,00 €
Quarto single 65.00 €
Jantar 15,00 € (pessoa)
Os quartos devem ser já reservados pelos participantes, contactando o hotel pelo telefone 243 309 500, pelo fax 243 309 509, com a indicação de pertencerem ao grupo da SOPEAM.
Este programa é ainda provisório e pode sofrer arranjos para melhor.”
3º ENCONTRO DE POESIA NO HOSPITAL DE SANTA MARTA
Vai ter lugar, no Hospital de Santa Marta, o 3º encontro de poesia. Juntamos a notícia que, a tal respeito, nos enviou o colega Luís Rosa Dias:
“Venho por este meio solicitar e promover um pedido de colaboração dos Sócios da SOPEAM para participarem no próximo 3º encontro de poesia no Hospital de Santa Marta, tal como já foi feito nos anteriores encontros.
Cada colega poeta só poderá colaborar com uma única poesia e que a mesma não exceda o espaço de uma folha A4. O tema é livre. O envio da mesma será para o seguinte endereço: Dr. Luis Rosa Dias - Avenida Infante Santo, 25- 7º dtoº - 1350- 177- Lisboa e o prazo será até ao final de Abril.
O 3º Encontro de Poesia será no dia 28 de Maio de 2008, no Museu Mac Bride, nos claustros do Hospital de Santa Marta e será organizado como é hábito pela liga dos Amigos do Hospital de Santa Marta, que por sua vez, também, solicitará a colaboração dos poetas do Hospital.
Agradecendo desde já a vossa colaboração
Subscrevo-mo com os melhores cumprimentos, atentamente,
Luis Miguel Rosa Dias
Presidente da Assembleia Geral da Liga dos Amigos do Hospital de Santa Marta.”
2º CONGRESSO DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL DE VIANA DO CASTELO E 1º CONGRESSO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL.
Vão realizar-se, em Viana do Castelo, de 10 a 12 de Abril, os encontros em epígrafe, cujos programas e modo de inscrição poderão ser procurados através de www.sopeam.pt , “clicando” de seguida em “links” e, depois em “blog”.
A presidente do Congresso de Psiquiatria e Saúde Mental é a nossa colega Dra. Luísa Quintela.
NOVAS INSTALAÇÕES DA SEDE DA SOPEAM:
Foram atribuídas à SOPEAM, pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, novas instalações para a nossa sede, as quais têm um agradável ambiente e uma maior privacidade.
Estão localizadas no edifício, anexo ao da Sede, recentemente adquirido.
Entretanto, a correspondência pode continuar a ser enviada para o costumado endereço. As Sessões Solenes, bem como as actividades culturais continuarão, por gentileza da Direcção da Secção Regional do Sul, a ter lugar nos locais onde vinham ocorrendo.
ASSEMBLEIA GERAL DA SOPEAM:
Vai realizar-se, no dia 10 de Maio, a Assembleia Geral da SOPEAM, na qual irão ser eleitos os Corpos Directivos para o Biénio 2008-2009.
Seguir-se-á uma Sessão Solene onde serão divulgados os prémios:
Literários – Fialho de Almeida Ficção
– Abel Salazar – Ensaio
Revelação – Ficção e Ensaio
Artísticos – Pintura : Prémio Mário Botas
Revelação.
ACTIVIDADES
Dra. Manuela de Lima:
Realizou-se no dia 13 de Fevereiro, na Galeria de Exposições da Ordem dos Médicos, uma exposição de Pintura em Azulejo, desta nossa colega.
Dra. Maria do Sameiro Barroso:
Proferiu, no dia 28 de Fevereiro, na Sociedade de Geografia, uma conferência promovida pela Secção da História da Medicina, subordinada ao tema “A Cesariana – dos primórdios ao Séc. XIX”.
Dr. Roza Dias:
Lançou, no dia 29 de Fevereiro, no Grémio Literário, o seu livro ”Fiz das Tripas Coração”.
Fez considerações sobre o autor do livro, de conteúdo simultaneamente burlesco e humorístico, o Presidente da Direcção da SOPEAM, Dr. Luís Lourenço, socorrendo-se, igualmente, de algum humor, na sua exposição.
Professora Maria Amália Vaz Guedes:
No dia 7 de Março, no Palácio da Independência, em Lisboa, apresentou colectivamente alguns dos seus trabalhos.
Dr. Júlio Pego:
Foi inaugurada, no dia 18 de Março, com a presença da Senhora Presidente da Secção Regional do Sul, Sra. Dra. Isabel Caixeiro, uma exposição de pintura deste nosso colega e consócio.
Dr. Pinto Serra:
O Dr. Pinto Serra fará no dia 20 de Abril, na casa de Goa, em Lisboa, o lançamento de mais um livro de sua autoria, “O Outro Mundo em Nós”, em hora que ainda desconhecemos.
Dr. Fernando Chiotte:
Prepara-se para apresentar novo livro o Dr. Fernando Chiotte, cujo lugar e data de apresentação irá constar em próximo boletim e no nosso “sítio”, logo que dos mesmos tenhamos conhecimento.
Sócios correspondentes:
A SOPEAM nomeou sócios correspondentes os colegas Samuel Gonçalves, de Cabo-Verde e Carlos Dias da Graça de S. Tomé e Príncipe.
O primeiro destes colegas já está integrado na UMEAL, por proposta nossa, sendo já um dos seus Vice-Presidentes e o segundo irá integrar igualmente aquela União, embora individualmente por serem desconhecidos outros elementos nos respectivos países.
Aniversários: Serão incluídos em próximo boletim, a sair brevemente.

Por detrás das máquinas
Na maior parte das nossas actividades há sempre os que aparecem e os que laboram na “clandestinidade”, mas cujo trabalho é imprescindível para que a máquina continue o melhor oleada possível, e a obra surja dentro do humanamente exequível e a tempo e horas.
Um destes “clandestinos” é Senhor Jaime de Azevedo, nosso colaborador desde há décadas, ao qual muitos recorrem e poucos conhecemPor isso o apresentamos aqui, no dia de um dos seus aniversários, que todos esperamos se repita por muitos anos, com saúde e a frescura de espírito que lhe conhecemos e a foto revela.

